Hoje vamos falar sobre a história do Beach Tennis. Apesar de ser um esporte recente, surgido há pouco mais de 30 anos, ele já conquistou milhões de jogadores em todo o mundo. E aqui no Brasil, tornou-se uma febre que conta com cada vez mais adeptos.

Assim sendo, veja a seguir um panorama completo da história do Beach Tennis. Saiba como tudo começou, além de conferir alguns detalhes específicos sobre esse esporte que mistura o tênis tradicional, vôlei de praia e o chamado frescobol.

Sobre o Beach Tennis (resumo)

Esse esporte pode ser jogado individualmente ou em duplas. Usando uma raquete, seu objetivo é ganhar pontos jogando a bolinha na quadra adversária por cima da rede. E para isso ela não pode quicar em seu lado da quadra nem ir para fora. Nesses casos o ponto é do adversário.

O Beach Tennis usa os principais golpes do tênis: saque, voleios de forehand e backhand, lobs, smashs e drop shots. Além disso, seu sistema de pontuação é quase o mesmo. Uma partida é composta de sets que duram, em média, seis games. Ganha o set o jogador que chegar a esse placar com no mínimo dois games de diferença. Se isso não ocorrer, joga-se um tie-break.

Além disso, cada game é composto por quatro pontos: 15, 30, 40 e ponto do game. No caso de empate de pontos no game (40 a 40), o jogador que faz o ponto seguinte ganha. Por fim, valem as regras semelhantes ao vôlei de fazer a bola quicar na quadra adversária ou o outro jogador errar para você conquistar um ponto.

Qual a história do Beach Tennis

O marco inicial desse esporte foi em 1987. Na época, habitantes da ilha italiana de Ravenna começaram a modificar o frescobol no local. Para isso, acrescentaram elementos de badminton e vôlei as trocas de bola. Com o tempo, começaram a instituir elementos do tênis tradicional.

Assim nasceu o Beach Tennis. Cerca de nove anos depois, em 1996, ele se consolidou como uma modalidade esportiva própria. Nesse período, suas principais regras foram estabelecidas, ao mesmo tempo em que passou a ser regido pela Federação Internacional de Tênis (ITF).

A partir de então o esporte se espalhou por todo o mundo. Primeiro, ele encontrou uma série de praticantes na Europa e depois no resto do mundo. No Brasil, o Beach Tennis chegou em 2008 no Rio de Janeiro. A modalidade cresceu rapidamente em todo o território nacional, sobretudo durante a pandemia de COVID-19. Hoje são milhares de jogadores regulares por aqui.

Quem criou o Beach Tennis?

Na verdade, essa é uma pergunta difícil de responder. A modalidade em si não tem um nome específico responsável por cria-la. No entanto, ao que tudo indica o Beach Tennis surgiu a partir da criatividade de alguns tenistas profissionais que estavam de férias em Ravenna.

Para passar o tempo, os atletas tentaram improvisar um jogo de tênis em uma quadra de vôlei de areia. Nesse sentido, logo perceberam o potencial de sua brincadeira e conseguiram atrair uma série de interessados. A partir daí, foi apenas questão de tempo até o esporte se consolidar.

Onde surgiu o Beach Tennis e em que ano?

Bom, a história acima pode ter acontecido ainda na década de 1970 conforme alguns relatos. Mas os primeiros registros do esporte, de fato, são de 1987 na província de Ravenna.

Quem trouxe o Beach Tennis ao brasil?

É claro que a história do Beach Tennis também precisa incluir sua presença aqui no Brasil. Afinal de contas, o país é um dos maiores representantes da modalidade, com milhares de praticantes. E isso se deve basicamente a três pessoas diferentes.

Em 2008, o esporte veio para o país graças a uma iniciativa dos atletas Leopoldo Correa e Adão Chagas. Ambos começaram a propagar o Beach Tennis no Rio de Janeiro, o popularizando no estado. Mas seu alcance nacional se deve a outra pessoa.

Trata-se da tenista Joana Cortez. Como bicampeã olímpica do tênis tradicional, na medida em que ela começou a jogar Beach Tennis passou a chamar a atenção de muitas pessoas. E claro, após ela outros nomes de destaque aderiram à prática, como a tenista Marcela Evangelista.

Beach Tennis é esporte olímpico?

Para os aspirantes ao Beach Tennis profissional, eis uma boa notícia. Devido a sua grande popularidade, o esporte vem sendo cotado como modalidade esportiva para os jogos olímpicos de Paris 2024. É claro que, até o momento, isso não se confirmou de fato.

Mas a expectativa é bastante positiva para que isso aconteça em breve. Afinal de contas, muitos praticantes tem levado a categoria a patamares cada vez mais altos. Assim, embora o Beach Tennis ainda não seja um esporte olímpico, isso pode ocorrer em breve.

Por que o Beach Tennis virou moda no brasil?

Na verdade, isso aconteceu por diferentes motivos. Em primeiro lugar, em comparação ao tênis tradicional, o Beach Tennis é mais fácil, barato e inclusivo. Assim, ele possibilita que pessoas de diferentes idades, níveis e condicionamento físico o pratiquem e se divirtam com ele.

Mas além disso, o fato dele ser praticado por dois a quatro jogadores também contribuiu para sua popularidade. Isso porque, durante a pandemia de COVID-19, muitas pessoas quiseram achar alguma modalidade esportiva que pudessem praticar apesar das restrições. Nesse sentido, o Beach Tennis surgiu como uma alternativa bastante viável.

Quantos praticantes de Beach Tennis tem no brasil?

Agora que você já sabe os principais aspectos da história do Beach Tennis, resta saber quantos adeptos dele há por aqui. A nível global, estima-se que haja cerca de dois milhões de jogadores que praticam a modalidade regularmente.

E desses, cerca de 800 mil estão aqui no Brasil! Ou seja, quase metade dos atletas de Beach Tennis da atualidade são daqui do país. Isso contribui para tornar o esporte uma força a ser reconhecida no território brasileiro. E claro, fazendo com que sejamos um dos representantes mais fortes da modalidade em todo o mundo.

Confira:

Bruna Motta

Previous

Como Jogar Beach Tennis?

Next

Quais os Benefícios do Beach Tennis?