Hoje você vai saber como funciona um treino de Beach Tennis passo a passo. Seja em aula, ou mesmo como forma de se preparar para uma partida ou campeonato, essa etapa é muito importante. Por meio dela você trabalha seus pontos fortes e melhora suas fraquezas.
Assim sendo, um treino de Beach Tennis é um processo ideal para jogadores de todos os níveis. Saiba como esse tipo de trabalho com o atleta funciona a seguir. Além disso, saiba a reposta para algumas dúvidas recorrentes sobre esse tipo de trabalho.
Quais os objetivos de um treino de Beach Tennis?
Bom, de uma forma geral um treino de Beach Tennis serve para aprimorar o seu nível dentro do esporte. E para isso, ele pode ser dividido em uma série de objetivos diferentes, sendo os mais comuns os seguintes:
- Melhorar ou desenvolver aspectos técnicos de algum golpe específico. Isso inclui, por exemplo, forehand, backhand ou saque;
- Trabalhar em sua agilidade e tempo de reação para receber a bola do adversário e posicioná-la na quadra dele;
- Além disso, melhorar aspectos como velocidade, cobertura dos diferentes ângulos da quadra e superação de seus resultados;
- E claro, desenvolver ferramentas, técnicas e métodos que permitam a você ganhar partidas e obter bons resultados.
Como funciona um treino de Beach Tennis?
Para conseguir conquistar os objetivos acima, o treino é composto por diversos exercícios e dinâmicas diferentes. Assim, veja abaixo os principais que tem impacto direto em seu jogo.
Importância do alongamento e do aquecimento
Esses dois passos são fundamentais para qualquer tipo de atividade física. No Beach Tennis, o aquecimento é uma das primeiras coisas feitas em um treino. Ele vai preparar o seu corpo para correr, utilizar seus músculos e executar os movimentos específicos exigidos no esporte.
Já o alongamento é feito, normalmente, após o seu treino de Beach Tennis. Ele proporciona um grande nível de relaxamento para todo o corpo. Além disso, deixa seus músculos mais soltos e ajuda a prevenir dores e até mesmo lesões a longo prazo.
Importância do treino de condicionamento físico
O principal objetivo desse tipo de treino é fazer com que o atleta tenha mais força e resistência ao longo de suas partidas. Além disso, no Beach Tennis esse tipo de treino ajudará a dar mais potência em seus golpes. Para tanto, há exercícios específicos que você pode executar.
Por isso, o trabalho de desenvolvimento muscular e o foco em se tornar mais resistente é de extrema importância no treino.
Treino de defesa no Beach Tennis
Assim como o tênis, o Beach Tennis tem momentos em que você está no ataque e outros na defesa. Para esse segundo caso, é preciso aprender a neutralizar a bola e os ataques do adversário, bloqueando suas jogadas de forma inteligente.
Nesse sentido, há treinos mais indicados para isso, como o de colocar efeitos em suas bolas, ou mesmo aprender a contra-atacar. Assim, essa parte dos treinos focam em bolas altas, tempo de reação para bolas rápidas e outros aspectos de fundamental importância.
Treino de saque no Beach Tennis
Saber sacar é fundamental para toda e qualquer pessoa que quer jogar Beach Tennis. E uma grande vantagem nesse esporte é que existem dois tipos de saque. O primeiro é por cima, que requer um movimento mais complexo de seu corpo e maior coordenação.
Já o segundo é por baixo, muito mais simples de fazer e igualmente eficiente. Assim, um treino de Beach Tennis trabalha esses dois aspectos de forma igual, com suas respectivas técnicas e métodos para cada um deles. Para isso, seu treinador irá lhe alcançar várias bolas para sacar, observando aspectos como técnica e precisão.
Treino de Smash no Beach Tennis
O Smash é uma jogada derivada do tênis tradicional. Trata-se de uma bola de ataque, na qual você executa um movimento similar ao do saque por cima para jogá-la com força para a quadra adversária. Para isso, ela precisa estar mais alta, pois assim se tornará ideal para smeshar.
Em um treino, o professor jogará várias bolas altas para você usar o seu Smash. Esse processo é muito importante, na medida em que a repetição da jogada vai trabalhar sua técnica, movimentos e tempo de reação.
Treino de gancho no Beach Tennis
O gancho é um tipo de Smash no qual o jogador se posiciona de lado para a bola e a ataca por cima diagonalmente. Ele requer uma movimentação rápida, bom nível de consciência corporal e a técnica correta de execução do movimento do braço.
Assim sendo, o treino para esse tipo de jogada também consiste em uma série de bolas altas para você atacar. Mas nesse caso, o objetivo será correr de lado, as atacando com o movimento de gancho ao invés do Smash.
Treino individual ou em dupla
Basicamente, o que muda em cada um desses casos é a dinâmica e o tipo de exercício. Os treinos individuais focam especificamente nos pontos fortes e fracos do jogador, suas técnicas e como estão suas capacidades em geral dentro do esporte.
Já os treinos em duplas são mais dinâmicos. O treinador também trabalha pontos fortes e fracos de cada atleta, mas esse não é foco. Nesse sentido, é mais comum que ele trabalhe movimentos da dupla, jogadas específicas para ambos e entrosamento.
Qual a importância de jogar competições de Beach Tennis?
Dependendo de seu nível e de seus objetivos dentro do esporte, os treinos de Beach Tennis são fundamentais para competições. E nesses torneios é possível colocar a prova todas as suas habilidades técnicas, condicionamento físico e capacidade de ganhar jogos. Assim sendo, esse tipo de disputa é muito importante para quem quer evoluir dentro da modalidade.
Qual a importância do feedback do professor em um treino de Beach Tennis?
Ao fazer aulas e treinar com um profissional de sua confiança, é muito importante ouvir o que ele tem a dizer. Seu Feedback te ajudará a ver os aspectos positivos de seu jogo e o que pode melhorar. O professor está acompanhando todo o seu desenvolvimento dentro do esporte. Por isso, o que ele tem a dizer é fundamental para melhorar cada vez mais suas habilidades.
Dúvidas
Agora veja a seguir a resposta para algumas dúvidas frequentes sobre treinos de Beach Tennis.
Existe idade mínima para fazer um treino de Beach Tennis?
Esse é um esporte que pode ser praticado por pessoas de todas as idades, de crianças a idosos. Assim, o único critério para fazer um treino de Beach Tennis é ter idade suficiente para jogar e ter autonomia dentro de quadra. Por isso os pequenos já podem aproveitar seus benefícios.
Quanto tempo dura um treino de Beach Tennis?
Normalmente, um treino pode durar entre uma hora e uma hora e meia. Tudo depende da dinâmica do professor, do nível de preparo e condicionamento físico dos atletas e de seus objetivos. Antes de torneios e competições, por exemplo, a ideia é não se desgastar em treinamentos extensos e priorizar os jogos.
O que levar para um treino de Beach Tennis?
Assim como uma aula, ou uma partida de Beach Tennis, o treino requer apenas os equipamentos e itens básicos necessários. Nesse sentido, raquete, bolinhas, água, isotônico, roupas leves, boné e uma toalha para o suor é o suficiente.
É possível fazer um treino de Beach Tennis na parede?
Sim! Tal como no tênis, você pode usar o paredão para melhorar e evoluir seus golpes de base. Assim sendo, posicione-se em frente a parede e poderá treinar seu forehand e backhand de voleio. Além disso, é possível fazer variações de jogadas e até mesmo movimentos de Smash.
Como evoluir no Beach Tennis?
O processo para se tornar um jogador melhor consiste em treinar constantemente. Além disso, é preciso trabalhar em seus golpes de base, velocidade, força e resistência. E claro, aprender a parte técnica e as estratégias mais eficientes do jogo também é muito importante.
É possível treinar sozinha no Beach Tennis?
Sim. Nesse caso, basta utilizar o paredão como indicamos acima.
O que comer antes de um treino de Beach Tennis?
É muito importante que você esteja bem alimentado antes de treinos e partidas. No entanto, aposte em comidas leves e que te deem energia. Dessa forma, frutas, açaí, iogurtes, barras de cereal e de proteína, por exemplo, são ótimas opções.
Como ser mais ágil no Beach Tennis?
Para isso, o mais importante é que você trabalhe velocidade, força e resistência muscular. Além disso, o desenvolvimento pulmonar adequado também fará uma grande diferença. Por isso, aposte em treinos que contemplem todos esses fatores. E claro, a academia é uma ótima aliada.